IMAGEM  da ID menor.jpg

EQUIPE TÉCNICA E PARCEIROS

LOGO Sarancine 2022 sem fundo.png

FICHA TÉCNICA

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

Carabina Cultural e Carabina Filmes 

COORDENAÇÃO GERAL

Suzana Markus

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO

Léo Matias

PRODUÇÃO E CENOGRAFIA

Gustavo Machado e Felipe Machado

COORDENAÇÃO ARTÍSTICA E CURADORIA

Carlos Canela 

CURADORIA DOS FILMES

Eleika Furtado e Maurício Gino

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Uma Assessorias

Bruna Sobreira - Assessoria de imprensa

Marina Abelha - Gerenciamento de redes sociais

Camilla Melo - Social Mídia

DESIGNER

Andreia Costa 

CONSULTORIA GASTRONÔMICA

Chef João Simoncini

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Evandro Mansur

Diretor de produção: Léo Matias

Equipe de Limpeza: Priscila, Paola, Preta e Néia

Equipe de Segurança: Sizinho, Alexandre, Paulinho e Edivaldo

Equipe de montagem: Romerito, Sizinho e Marcos

Equipe de caixa: Dalila e Marcos Paulo

Equipe cozinheiras: Nega e família, Rosiléia, Márcia e família, Cidinha e família e Tânia e família.

Artesanato: Valéria

EQUIPE LOCAL

CONVIDADOS

CÉSAR PIVA

Presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais

Graduado em Sociologia com especialização em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – FLACSO. Gestor cultural com trajetória de 30 anos de trabalho, atuando na formação de redes de cooperação, envolvendo agentes culturais e educacionais, gestores de organizações da sociedade civil, universidades, empresas privadas e governos, tendo foco estratégico na implantação de territórios criativos e educativos para o desenvolvimento local sustentável. Desde 2008 atua como diretor-presidente do Instituto Fábrica do Futuro e a partir de 2016, assume a presidência da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

IGNÁCIO DELGADO

Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade - (SEDIC/PJF)

Doutor em Sociologia e Política e mestre em Ciência Política pela UFMG. Professor titular aposentado da UFJF. Integra, ainda, os programas de pós-graduação de História e Ciências Sociais da instituição. Foi diretor do ICH da UFJF. Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Direção do CRITT e da Diretoria de Inovação da UFJF desde 2016.

MARCELO DO CARMO

Secretário de Turismo (SECULT/PJF)

Doutor em Sociologia pela Universidade Sorbonne - Paris Descartes. Mestre em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/UFJF). Especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo pela Faculdade de Administração (FACC/UFJF). Professor Adjunto do Departamento de Turismo.

DIOGO ANTÔNIO

Professor de zumba há 8 anos. Sempre amei dançar e hoje trabalho levando alegria para as pessoas!

THIAGO WILLIAM DA CUNHA

Nascido e criado em Juiz de Fora, 32 anos formado em gestão ambiental, apaixonado pela sustentabilidade ambiental, gestor da E-Ambiental uma empresa que atua na coleta e reciclagem de lixo eletrônico, com foco na sustentabilidade conseguimos seguir seus três pilares principais que são ambiental social e econômico.

FLÁVIA DAVID

Flávia David é Cientista Social. Mestre e Doutora em Ciência Política pela UFMG. Pesquisadora de Polícia, Meio Ambiente e interseccionalidade. Entende que o meio ambiente não pode ser pensado de forma isolada, sem suas correlações entre gênero, classe e raça. Possui ampla experiência no desenvolvimento de projetos no terceiro setor, atualmente é presidente no Instituto EPROS.

JOÃO SIMONCINI - UNIACADEMIA

Consultor, Pesquisador, Professor Cozinha Mineira, Brasileira e Especialista em Gastronomia & Cachaça.

Licenciado, Bacharel e Pós-Graduado em Geografia e Gestão do Território pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS; Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS, com período Sanduiche na Universidad de Buenos Aires - UBA/Argentina. Formado em Gastronomia pela Universidade Paulista. Atuou como professor substituto no curso de Geografia na Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF/MG. Atua como professor no Curso de Gastronomia no Centro de Ensino Superior UniAcademia de Juiz de Fora - MG, além de ser professor de Geografia do Estado de Minas Gerais. Áreas de atuação: Geografia Política, Econômica, Agrária e Cultural. Membro efetivo do Centro de Estudos Alexander Von Humboldt. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários e Culturais - ARCA/FURG/RS.

NATASHA VALENTE - SEAPA/PJF

Natascha Rodenbusch Valente, advogada especialista em gestão e formulação de políticas públicas, gerente do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). Departamento responsável pela coordenação da política municipal de segurança alimentar e nutricional e pela execução do Restaurante Popular do Município de Juiz de Fora.

VICTÓRIA ABRAÃO - DEMLURB/PJF

Engenheira ambiental e sanitarista, atua como assessora de meio ambiente na Demlurb.

ROSILENE LOPES DOS SANTOS - DEMLURB/PJF

Gestora Ambiental no Departamento Municipal de Limpeza Urbana – Demlurb, Graduada em Gestão Ambiental (Tecnóloga) pela Faculdades Integradas Vianna Júnior (FIVJ). Atuo como responsável pelos serviços de Coleta Seletiva do município, realizando trabalhos de Educação Ambiental e acompanhamento às Associações de Catadores conveniadas com a Prefeitura de Juiz de Fora.

APIJUR - SERAFIM BOTELHO LETRA (Presidente) e CARLINHOS DE PAULA (Diretor Jurídico)

A APIJUR (ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE JUIZ DE FORA E REGIÃO) foi fundada em 1991 e atua promovendo o desenvolvimento do mercado da apicultura de Juiz de Fora e região.

JÚLIA GUERRA

Julia Guerra é agricultora, segue os caminhos de sua mãe, e da continuidade a Casa do Lago, trabalho focado no plantio, beneficiamento e estudos sobre as plantas medicinais. É educadora em formação, e se dedica a pesquisar educação ambiental, movimentos sociais e formação política.

ANDRESSA LENZ

Andressa Lenz é psicóloga e doula, atuando principalmente nos cuidados puerperais. Tem interesse em plantas medicinais e cuidados tradicionais aplicados à saúde da mulher, psicologia comunitária, ruralidades e brasilidades.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

ZÉ HELENO E ROBERTO BANDA SHOW

A Banda Zé Heleno e Roberto foi formada em Bicas e está na estrada desde 1995. Composta pelos músicos Zé Heleno (baixista e cantor), Roberto (tecladista e cantor), Zé Carlinhos (guitarrista) e Leandro Barbosa (percussionista) tem em seu repertório músicas de forró, xote, arrocha e sertanejo.

 

BAILE DO CAMBARÁ

O forró sem fronteiras do Cambará mistura música brasileira e seus variados ritmos regionais. O grupo surge em 2014 com intuito de resgatar os bailes de forró do interior de Minas Gerais e homenagear os grandes compositores da música popular brasileira.

Formado por Nara Pinheiro (voz e flauta), Marcio Guelber (sanfona), Marcelo Mattos (baixo)Tallia Sobral (voz e triângulo) Henrique Nogueira (percussão) e Rick Guilhen (zabumba)

No repertório músicas de grandes compositores como os sanfoneiros Luiz Gonzaga e Dominguinhos, referências da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jackson do Pandeiro, além de novas composições.

O Cambará sintetiza as origens culturais do Brasil através da música plural que executa, apresentando em seus bailes uma estética musical diferenciada que valoriza a identidade da cultura brasileira através de diferentes linguagens artísticas como a dança e o cordel.

SYLVIO ROSA

Sylvio Rosa é cantor, compositor, arranjador e violonista nascido no Rio de Janeiro, radicado em Minas Gerais, desde a década de 80. Seu trabalho é reconhecido pela profusão de swing e arranjos fidelíssimos ao que há de melhor no samba e na MPB, com destaque para as referências africanas. Rosa possui em sua discografia dois álbuns de canções autorais que transbordam brasilidade em ritmo, criatividade e poesia. O cantor fez, dentre outras coisas, trilhas sonoras para cinema e televisão, bem como já se apresentou em grandes palcos de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, se destacando recentemente como interprete à frente do Bloco “Volta Belchior”.

AGRADECIMENTOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEQUERI

Glauco Braga Fávero

SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER DE PEQUERI

Adil Júnior Machado

SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE PEQUERI

Paulino José Fernandes do Carmo

Deize Lane Fernandes Vital

José Roberto

SECRETARIA DE OBRAS DE PEQUERI

Marlon de Souza Raposo

Mateus Ludugerio

IEF - INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS

Renata Meirelles - Coordenadora EA URFBIO Mata

Laio Sathler - Supervisor URFBIO Mata

Edenilson Cremonini - Coordenador NAR JF

Letícia Dornelas - Coordenadora Viveiro de mudas IEF JF

SEAPA - SECRETÁRIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Ludmila Bandeira Pedro de Farias - Assessora Institucional de Gabinete

SESMAUR - Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas

Igor Luna e Juliana

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE SARANDIRA

Daniel Assis - Torneio Leiteiro

TODA A COMUNIDADE DE SARANDIRA

Ailton de Oliveira

Cida Zaidem

Cláudia Terezinha de Paula

D. Noemi Tostes Nascimbem

Dalila Almeida

Eduardo Macedo (Fazenda do Rochedo)

Eustáquio Tostes

Geny Nascimben

Jaqueline Stela Nogueira

Margarida e Marquinhos

Maria de Fátima Rezende

Marquinho (Marco Orélio)

Rosana de Freitas Batista

Sérgio Kelmer

Sylvana Fernandes

PROTAGONISTAS DA SÉRIE HISTÓRIAS A LENHA

D. Geny Nascimben, Maria Aparecida de Oliveira, Ana Rita Dias, Maria José, Rosiléia Caputo Mendes, Maria das Graças Caputo Mendes (D. Chica), Vanete Caputo Mendes (Nega), Cris Schittini e Solange Maria de Paula Freitas (Sol).

Delícia D'Bolo - Taissa @deliciade__bolooficial

ESCOLAS PARTICIPANTES DA GINCANA ECOLÓGICA SARANCINE

E. M. Victor Belfort Arantes

E. M. Dr. Pedro Marques

Diretora: Adriana Aparecida Ferreira Oliveira

E. E. Padre João Batista de Oliveira

Diretora: Thereza Christina Ribeiro Barbosa Moreira

E. M. Waldomiro de Magalhães Pinto

Diretora: Wagmar Matos

E. M. Antero Dutra

Diretora: Elisângela da Silva Campos

Coordenação pedagógica: ​Sônia Regina da Silva 

REALIZAÇÃO

LOGO_CARABINACULTURAL2.png
carabina fundo transparente.png

PARCERIAS INSTITUCIONAIS

logo PREFEITURA PEQUERI.png
logo pjf.png

PARCERIA AUDIOVISUAL

polocores.png

PARCERIA GASTRONÔMICA

Logo JOSÉ2.png
Logo São Bartolomeu.png

PARCERIA AMBIENTAL

logo_Uni Academia_Centro Universitário-02.png
reciclaminas LOGO CERTA.png
logo paraibuna embalagens.png
LOGO PEDAL REAL.png
logo instituto epros.png
Logo Eambiental.png
FEC BRANCO.png