Carrossel selecionados (2).png

O SARANCINE 2022 - FESTIVAL DE CINEMA AMBIENTAL E GASTRONOMIA DE SARANDIRA, idealizado pela Associação Carabina Cultural e pela Carabina Filmes, que desenvolve o projeto “Sarandira Criativa” no distrito de Sarandira, Juiz de Fora (MG), será realizado no período de 22 a 24 de julho de 2022.

O Festival trará em seu cardápio principal atividades culturais, gastronômicas e ambientais através de uma programação focada em temas como inovação, soluções, criatividade e sustentabilidade.

 

Considerando agregar ao festival uma participação mais efetiva da comunidade e dos visitantes, não só como plateia, mas também em ações gastronômicas, culturais e ambientais, estimulando a conscientização de forma a produzir reflexos diretos em seu desenvolvimento sustentável, estão planejadas vivências, oficinas, debates e dicas de educação ambiental e da culinária rural de fogão a lenha.

 

Também daremos continuidade ao projeto “Uma casa, uma árvore” (que propôs na primeira edição do festival o plantio de uma árvore em cada casa para conscientizar sobre a importância da revitalização ambiental) propondo um novo desafio para o distrito: “Uma fazenda uma mata”, que irá promover discussões com os produtores rurais da região com foco na implantação, manutenção e revitalização de matas em suas propriedades.

 

SARANDIRA

 

Sarandira é uma comunidade rural pertencente à Juiz de Fora, MG, que já chegou a ter aproximadamente 5 mil habitantes no início do século XX e hoje conta com cerca de 300 habitantes. Com alto índice de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental, fruto principalmente de gestões historicamente equivocadas, para se dizer o mínimo, o distrito ainda guarda, no entanto, importantes referenciais naturais e culturais, como resquícios históricos do extinto ciclo econômico cafeeiro, fragmentos de floresta nativa, fartos recursos hídricos e uma fauna ainda fragilizada.

 

Assim, maltratada pelo tempo e com a sensação de perdas de referenciais significativos de memória e de estrutura ambiental, surgiu a necessidade da construção de um festival de cinema com foco socioambiental, que permitisse não só um mergulho no que há de mais atual sobre esse tema, mas também estabelecer um diálogo direto com todos os atores envolvidos no processo, de uma forma quase investigativa, para buscar entender, aprender e, sempre que possível, remediar os erros cometidos através dos tempos.

 

Considerando que um festival socioambiental deve, primeira e primordialmente, educar e formar, envolvendo as pessoas diretamente inseridas no processo, o SARANCINE 2022 é construído e elaborado a partir de demandas e referências que surgiram da população local e visa estimular debates na região que produzam reflexos diretos em seu desenvolvimento sustentável.

 

Revitalizado pelas ações do projeto Sarandira Criativa, o distrito conta com diversos atrativos culturais e ambientais e atualmente a comunidade se organiza para receber o turista consciente, amante da natureza que queira descansar e vivenciar experiências inesquecíveis. Por isso, decidimos ampliar o festival incluindo a gastronomia rural com o intuito de fomentar o aumento do emprego e renda das maravilhosas cozinheiras e da autoestima da comunidade local.

PROGRAME-SE, VENHA APRENDER E SE DELICIAR NO SARANCINE!