top of page
IMAGEM  da ID  para Polo Audiovisual (1920 x 1080)2 tronco menor.png
Topo
IMAGEM  da ID  para Polo Audiovisual (1920 x 1080)2 tronco menor.png
LOGO Sarancine 2022 sem fundo.png

DE 20 A 24 DE JULHO

EXIBIÇÃO ON-LINE DOS FILMES SELECIONADOS NO SARANCINE

A exibição on-line dos filmes na plataforma www.poloaudiovisual.tv acontecerá do dia 20 a 24/07.

No dia 24/07 serão premiados os vencedores do júri oficial e da votação popular (on-line e presencial).

polocores.png

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

DIA 22 DE JULHO

1.jpg
3.jpg
Dia 22/07/2022
1.jpg
4.jpg
7.jpg

DIA 23 DE JULHO

2.jpg
5.jpg
3.jpg
9.jpg
Dia 23/07/2022

DIA 24 DE JULHO

  • Passeio ciclístico Sarancine 2022
1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg

18 HORAS

7.jpg

20h30 HORAS

9.jpg
PESQUISA TURISTICA SARANCINE.png
10.jpg
LOGO Sarancine 2022 Laurel Branco.png

PREMIAÇÃO MELHOR FILME
JURI POPULAR
JURI OFICIAL
20H

Dia 24/07/2022

OFICINAS SARANCINE 2022

OFICINA AUDIOVISUAL.jpg

OFICINA DE INICIAÇÃO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Os participantes aprenderão a produzir filmes utilizando principalmente seu próprio telefone celular. A oficina irá tratar de produção, fotografia, roteiro, funções técnicas em uma produção, além de princípios básicos de linguagem cinematográfica. Ao final da oficina, os alunos irão produzir um curta-metragem ambiental a partir de roteiro por eles elaborado.

 

A Carabina é uma produtora audiovisual criada pelos sócios Carlos Canela e Suzana Markus. Seu foco principal são projetos audiovisuais, embora também produzam eventos culturais em diversas áreas (teatro, dança, música, exposições, residências artísticas, mostras e festivais). Contando com uma equipe qualificada, também vem criando e executando grandes projetos culturais, sociais e turísticos aliando criatividade, inovação e sustentabilidade, através de um planejamento eficaz e diferenciado. https://www.carabinacultural.com.br/

Oficina  Gastronomina (1).jpg
Oficina  Gastronomina (2).jpg

JOÃO SIMONCINI é Consultor, Pesquisador, Professor Cozinha Mineira pela UniAcademia/JF, Brasileira e Especialista em Gastronomia & Cachaça. Licenciado, Bacharel e Pós-Graduado em Geografia e Gestão do Território pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS; Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS, com período Sanduiche na Universidad de Buenos Aires - UBA/Argentina. Formado em Gastronomia pela Universidade Paulista. Atuou como professor substituto no curso de Geografia na Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF/MG. Atua como professor no Curso de Gastronomia no Centro de Ensino Superior UniAcademia de Juiz de Fora - MG, além de ser professor de Geografia do Estado de Minas Gerais. Áreas de atuação: Geografia Política, Econômica, Agrária e Cultural. Membro efetivo do Centro de Estudos Alexander Von Humboldt. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários e Culturais - ARCA/FURG/RS.

Oficinas

O QUE JÁ ACONTECEU NO SARANCINE 2022
Semana do Meio Ambiente

GINCANA ECOLÓGICA SARANCINE

De junho a setembro - premiação em 23 de setembro 2022

 

A Gincana Ecológica Sarancine foi realizada entre as E. M. Victor Belfort Arantes, E. M. Dr. Pedro Marques de Sarandira/Caeté, E. E. Padre João Batista de Oliveira, E. M. Waldomiro de Magalhães Pinto e E. M. Antero Dutra de Pequeri em parceria com a empresa de reciclagem de lixo eletrônico E-Ambiental, o Instituto Epros e a ReciclaMinas que reciclam óleo de cozinha usado.


Com foco principalmente na conscientização dos alunos sobre a importância da destinação correta dos resíduos, dando uma mão para salvar nosso planeta, a gincana premiou todas as escolas participantes que arrecadaram lixo eletrônico e óleo de cozinha usado com a doação de computadores usados, além da complementação da verba pela venda do óleo.

 

VISITA ECOLÓGICA AO JARDIM BOTÂNICO DA UFJF

Dia 07 de junho de 2022

 

Os alunos da E. M. Victor Belfort Arantes, juntamente com a diretora Adriana Oliveira e o coordenador Alex fizeram uma visita educativa ao Jardim Botânico da UFJF no bairro Santa Terezinha em Juiz de Fora, com o apoio da Reciclaminas e do Instituto Epros. O passeio contou com a instrução dos monitores de educação ambiental que mostraram sobre o aparecimento e captura da famosa onça-pintada no parque, diversas espécies de árvores e contaram a história dos povos indígenas Maxacali. Dando sequência à atividade, os alunos foram incentivados no dia seguinte a fazer desenhos que ilustrassem o passeio.

 

Ainda no sentido de incentivar o debate na comunidade na importância da preservação de parques ambientais, durante o SARANCINE acontecerá uma caminhada ecológica-educativa na Trilha do Casarão.

 

Vem com a gente!

RODA DE SAÚDE COMUNITÁRIA

De de junho a novembro de 2022

 

A cada 15 dias acontece em Sarandira a “Roda de Saúde Comunitária” sob a condução das psicólogas Andressa Lenz e Marcela Almeida Faria para discutir as inúmeras possibilidades de utilização das plantas medicinais para a saúde e qualidade de vida da comunidade, em uma troca de experiências que se transformou em um livro artesanal sobre a medicina popular de Sarandira.


No dia 24 de julho, durante o SARANCINE, a especialista em plantas e preparos medicinais Júlia Guerra @_casadolago se juntou ao grupo para trocar suas experiências e expor seus produtos, e no dia 23 de novembro, foi entregue para a comunidade o livro artesanal "Saúde Comunitária em Sarandira: Práticas populares de cuidado", que contou também com a colaboração da própria comunidade nas receitas sobre medicina popular.

 

RESENHA SARANCINE

Dia 04 e 05 de junho de 2022

 

A Resenha Sarancine começou com um piquenique com os alunos de psicologia da UniAcademia, liderada pelo professor Conrado Pável de Oliveira na Mina da água milagrosa de Sarandira. Logo depois visitamos o Parque Artístico e Ecológico da Trilha do Casarão, seguida de uma missa celebrada pelo aluno e também Padre Alessandro. Após a celebração, foram exibidos os filmes “Inventário de pequenos futuristas” direção de Igor Amin e “Sarandirinha – Educação Patrimonial” direção de Suzana Markus.

 

À noite não podia faltar um forrozinho no Marquinho e no dia seguinte aconteceu uma visita à Igreja N. Sra. do Livramento, ao cemitério de Sarandira e uma caminhada até o Restaurante Fazenda do Riacho com delícias da culinária mineira.