01 A 05 JUNHO
ON-LINE E GRATUITO
MOSTRA DE FILMES
TODOS OS FILMES FICARÃO DISPONÍVEIS DE 1 A 5 DE JUNHO DE 2021
O filme "O Sal da Terra" (Wim Wenders e Juliano Salgado), terá sua exibição restrita aos dias 1 e 2 de junho
CADASTRE-SE NO SITE DO POLO GRATUITAMENTE E ASSISTA TODOS OS FILMES
Assista o tutorial de como se cadastrar no site da Mostra
A NASCENTE MORA AQUI
Direção de Gabriela Nassar
17 min / SP / documentário
O filme trata da importância social, ambiental e cultural da Praça Homero Silva, que abriga nascentes e uma ampla área verde em São Paulo, mas que está ameaçada pela construção de um prédio ao lado.
CASTELO DE TERRA
Direção de Oriane Descout
1h35 min/ MG / documentário
Em 2012, Oriane abandonou sua vida na Europa para encontrar seu destino a 9.000 km de distância. Ao longo de 7 anos, registrou os desafios enfrentados e descobriu um novo estilo de vida: rural, coletivo, sustentável e ecológico. No Brasil, realizou seu maior sonho - um utópico “Castelo de Terra”.
ENTREMARÉS
Direção de Anna Andrade
20 min/ PE / documentário
No chão de lama, mulheres compartilham os seus vínculos e vivências com a maré, a pesca, e a Ilha de Deus.
FILADELPHIA
Direção de Dani Drumond
07 min / SP / documentário
“Homem aqui aguenta duas semanas. Quando inteira um mês, já vai embora”.
Num barracão de madeira situado na zona leste de São Paulo, 16 mulheres trabalham na Cooperativa Filadelphia. Suas mãos realizam com rapidez a separação dos produtos, coletados pelas cooperadas pela cidade de São Paulo e recebido por meio da parceria com a Prefeitura Municipal. Um assunto inevitavelmente vem à tona: por que os homens desistem tão cedo de trabalhar na cooperativa?
FLORESTA ESPÍRITO
Direção de Clara Chroma
05 min/ SP / animação
Uma viagem xamânica pelas entranhas da floresta atlântica da Mantiqueira.
GADO MARCADO
Direção de Estevan Muniz
15 min/ RJ / documentário
Dez anos atrás o empresário Eike Batista e o ex-governador Sérgio Cabral roubaram as propriedades de centenas de pequenos agricultores em São João da Barra, no norte do Rio de Janeiro, para construir o Porto do Açu.
INABITÁVEL
LAMA: O CRIME VALE NO BRASIL
A TRAGÉDIA DE BRUMADINHO
MARUMBI: A MONTANHA POR DENTRO
Direção de Loïc Ronsse
2'30 min / MG / ficção
Docuficção que trata do encontro de uma raça extraterrestre com o planeta Terra num futuro próximo, após a devastação causada por mineradoras.
Direção de Carlos Pronzato e Richardson Pontone
1h17 min/ MG / documentário
Carlos Pronzato e Richardson Pontone desembarcaram em Brumadinho, dias depois de um dos maiores crimes ambientais do país para registrar e amplificar as vozes dos atingidos e atingidas direta e indiretamente pela Lama da barragem da Vale na comunidade de Córrego de Feijão no município de Brumadinho em MG.
Direção de Matias Dala Stella
32 min/ PR / documentário
Através de entrevistas, depoimentos e imagens da natureza, nos aproximamos da relação de algumas pessoas com as montanhas do Marumbi, que desde os primórdios do montanhismo brasileiro tem apaixonado gerações.
MÃTÃNÃG, A ENCANTADA
Direção de Shawara Maxakali e Charles Bicalho
14 min / MG / animação
A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual.
MINEIROS
Direção de Amanda Dias
23 min / MG / documentário
Minas é o principal estado minerador do país. A mineração está na raiz, na origem, na economia e no nome de Minas Gerais. O sangue dos mineiros está na mineração.
NIMBUS
Direção de Marcos Buccini
11 min/ PE / animação
Em uma terra árida e quase morta, um homem acende uma vela e reza. Uma tempestade começa a surgir. Nimbus é uma fábula sobre fé, religião e o poder da natureza.
O FIM É O PRINCÍPIO
Direção de Antonio Fargoni
09 min / SP / ficção
A ordem é desmatar, mas uma vida renasce ao caos.
PARQUE OESTE
Direção de Fabiana Assis
1h10 min/ GO / documentário
Depois de ser vítima de violência do Estado uma mulher reconstrói sua vida, transformando seu luto em luta.
RAÍZES
Direção de Amanda Braga, Ana Luísa Macedo, Bruna Eiras e Igor Mattos
08 min/ RJ / ficção
E se a natureza tivesse a oportunidade de conversar com o homem? O curta “Raízes” é um diálogo entre a própria mãe natureza com o espectador, no filme ela exprime o seu ponto de vista e faz um apelo sobre as ações do homem e seus efeitos. No decorrer da narrativa ela denuncia as práticas exploratórias da humanidade com o meio ambiente, provocando uma reflexão sobre as consequências que ditarão o futuro das próximas gerações.
S.A.C
Direção de Rodrigo Passolargo
03 min / CE / ficção
A Humanidade através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor recebe uma ligação inusitada e terá que arcar com as reclamações.
SERRADO
Direção de Cezar Filho
13 min / GO / documentário
Serrado é um filme sobre o segundo maior bioma da América Latina, ele traz a relação homem natureza e como essa comunicação tem afetado o bioma. Contando a narrativa de diversos animais da fauna brasileira, os dejetos humanos e o desmatamento estrelam o filme como protagonistas.
SERRÁQUEOS
Direção de Rodrigo Campos
1h24min / SP / documentário
Serráqueos demonstra a vida simples dos moradores mais antigos, além de pessoas apaixonadas pela SERRA DO ITAPETI, na Região Metropolitana de São Paulo.
O documentário atrai olhares para os problemas e virtudes e discute soluções capazes de preservá-la.
TERRITÓRIO: NOSSO CORPO, NOSSO ESPÍRITO
Direção de Clea Torres Guedes e João Paulo Fernandes
27 min / MT / documentário
Atualmente, as mulheres indígenas estão mobilizadas e organizadas, assumindo a linha de frente nas reivindicações e demandas dos povos originários. Elas resistem em um cenário pessimista em relação às políticas para a garantia dos direitos e de permanência em seus territórios, buscando espaços, como o Acampamento Terra Livre (ATL), para denunciar as constantes violações. A fim de testemunhar essas posições políticas, o documentário "Território: nosso corpo, nosso espírito" evidencia diferentes mulheres indígenas, apresentando pautas que atravessam as diferenças dos grupos étnicos e conformam as singularidades das mulheres A’uwe Xavante. A obra transita entre os discursos políticos das mulheres indígenas em Brasília, durante o ATL, e os discursos captados no cotidiano das mulheres xavante na Região da aldeia Namunkurá, na Terra Indígena São Marcos.
O Sal da Terra estará em exibição somente nos dias 01 e 02 de junho
O SAL DA TERRA
Direção Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
110 min / França/Itália / documentário
Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado tem viajado através dos continentes, aos passos de uma humanidade sempre em mutação. Ele testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Ele agora embarca na descoberta de territórios imaculados, da flora e da fauna selvagem e de paisagens grandiosas como parte de um enorme projeto fotográfico. Uma homenagem à beleza do planeta. Vida e obra de Sebastião Salgado são reveladas a nós por seu filho, Juliano, e pelo renomado diretor Win Wenders.