Banner Polo.png

01 A 05 JUNHO

ON-LINE E GRATUITO

PROGRAMAÇÃO

Juliano Ribeiro Salgado é Vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra. Formado em Cinema pela London Internacional FilmSchool, estudou Direito e Economia na Sorbonne, em Paris. Dirige filmes para Cinema e Televisão desde 1996. Entre os prêmios que já recebeu, constam o “Prêmio Especial do Júri” em Cannes, “Prêmio da Audiência em San Sebastian, “Cesar do Cinema Francês” e foi nomeado para o “Oscar” da Academia de Cinema dos Estados Unidos para Melhor Documentário em 2015.

Conheça mais: @jurisal

O Festival SaranCINE bate um papo sobre Água e Reflorestamento com o vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra e codiretor do filme “O Sal da Terra”, Juliano Salgado e também sobre a produção do filme e as iniciativas voltadas para a restauração ambiental e o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Rio Doce.

 
LOGO INSTITUTO TERRA.png

O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos voltada para a restauração ecossistêmica, a educação ambiental e o desenvolvimento rural sustentável.

Localizado em Aimorés-MG, o Instituto é fruto da iniciativa do casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, que, diante do cenário de devastação em que se encontrava a antiga fazenda de gado da família, tomou uma decisão: devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu.

Desde a sua fundação, em abril de 1998, o Instituto Terra trabalha na restauração ambiental dos 608,69 hectares de Mata Atlântica que compõem a RPPN Fazenda Bulcão, além de desenvolver programas de recuperação e proteção de nascentes, pesquisa científica aplicada e educação ambiental. Mais que um agente atuante no Vale do Rio Doce, o Instituto Terra é um exemplo e uma inspiração para todo o planeta.

Conheça mais: @institiutoterraoficial

SARANCINE 2021

Carlos Canela um dos coordenadores e curador do SaranCINE. É diretor, roteirista e diretor artístico na Carabina Filmes. Dirigiu curtas e longas-metragens, ficção e documentários, além de ser dramaturgo e diretor de espetáculos teatrais. 

Conheça mais: @carloscanela2 Facebook CarlosCanela

Amanda Dias é formada em Cinema e Audiovisual no centro universitário Una. Fotógrafa e documentarista residente em Belo Horizonte.

Conheça mais: @amandazvdias

O Festival SaranCINE debate os impactos e as consequências dos maiores desastres ambientais do Brasil - o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, além da produção dos documentários dos participantes.

Carlos Pronzato é cineasta documentarista, diretor teatral, poeta e escritor. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares. Dirigiu mais de 70 documentários e recebeu diversos prêmios mundiais pelas suas obras.

Conheça mais: @carlospronzato

Richardson Pontone é Publicitário, Especialista em Mídia Eletrônica Rádio e TV e Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Coordena o curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e os Laboratórios de Rádio, TV e Fotografia da UEMG em Divinópolis.

Conheça mais: @pontone

 

O Festival SaranCINE propõe uma reflexão sobre as possibilidades de ampliação de propriedades rurais que respeitam o meio ambiente, através da produção agrícola familiar orgânica, consciente e produtiva.

Casé Werner é administrador de empresas e trabalhou no ramo do petróleo por cinco anos. Em 2010 rompeu com estilo de vida busca de uma vida mais simples e sustentável.  Atualmente como agricultor orgânico, é instrutor da ONG NEPA – e presidente da associação de produtores orgânicos MOGICO (Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico). Também é educador ecológico para a sustentabilidade, mobilizando jovens, agricultores e instituições para a formação de rede e trabalho em agroecologia.

Conheça mais:

@caseh_werner | @nepa.agroecologia

@sítio.pachamama | @mogicojf

Elaine Moreira é proprietária do Sítio do Catumba em Piau (MG) que foi pioneira na certificação de orgânico na região desde 2005. O principal cultivo é a banana, mas também produz verduras, legumes e outras frutas. Atualmente possui uma agroindústria para processamento de banana e prioriza o cuidado da natureza e das pessoas ao redor, tendo o sítio como referência de educação ambiental e fonte de renda para cinco famílias locais e é associada do MOGICO.

Conheça mais: @sitiodocatumba

José Arthur Peixoto é proprietário da Fazenda Al3gria situada em Pequeri, MG que com o desejo de fornecer alimentos saudáveis para a família, se certificaram em 2015 pelo IBD como produtores orgânicos de hortaliças, ovos e leite e, a partir de 2020 oferecem queijos e iogurte orgânicos. São produtos artesanais, produzidos de forma ambientalmente sustentável e com todo o carinho.

Conheça mais: @fazendaal3gria

ATENÇÃO SARANDIRA PARA OS SORTEIOS!

 

No dia 03/06 será sorteado um kit de produtos orgânicos da Fazenda Al3gria (Pequeri) 

Exclusivo para a comunidade de Sarandira que estiver participando da live no dia 03 de junho: É só se identificar no chat com *seu nome/Sarandira*    Participe e concorra!

O Festival SaranCINE propõe uma reflexão sobre novas formas de se relacionar com a vida, a sobrevivência em assentamentos, a busca da agricultura familiar, os incentivos existentes e suas possibilidades como fonte de renda e de alimentação saudável, além do mundo das mulheres na agroecologia.

Oriane Descout é francesa e mora em Minas Gerais desde 2012. Formada em Cinema pela École Nationale Supérieure Louis-Lumière de Paris. No Brasil, realizou o Agroecovídeo - pequenos vídeos sobre agroecologia e a vida rural em Minas Gerais. Em 2020 lançou o premiado longa-metragem Castelo de Terra e atualmente trabalha a temática do papel das mulheres rurais no campo da agroecologia.

Conheça mais:@orianedescout

Tatiana Gomes estudou antropologia, sociologia e ciência da religião na Universidade de Berna/Suíça, pós graduada na UFES em Economia e Desenvolvimento Agrário, Militante do MST desde 2006. Mãe, marxista, feminista, assentada no assentamento Denis Gonçalves em Goianá (Minas Gerais) e produtora rural.

Conheça mais: Facebook Tatiana Gomes

ATENÇÃO SARANDIRA PARA OS SORTEIOS!

 

No dia 04/06 será sorteado um kit de produtos orgânicos do Sítio do Catumba (Piau) 

Exclusivo para a comunidade de Sarandira que estiver participando da live no dia 04 de junho: É só se identificar no chat com *seu nome/Sarandira*     Participe e concorra!

O Festival SaranCINE apresenta o Conexão Mata Atlântica, um programa de incentivo à recuperação de áreas degradadas que busca garantir que produtores rurais exerçam papel fundamental na preservação da floresta e seus recursos naturais.

O programa aborda técnicas de manejo florestal sustentável a fim de produzir múltiplos benefícios, especialmente benefícios de captura e manutenção de estoques de carbono relacionados ao uso da terra e à mudança do uso da terra, favorecendo/incentivando a silvicultura e o incremento da biodiversidade.

E, para encerramento do Festival no DIA DO MEIO AMBIENTE, será divulgado o lançamento do edital para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pela Prefeitura de Juiz de Fora.

 

Marcelo Massaharu Araki é Engenheiro Agrônomo pela UFMG, especialista em Avaliação e Recuperação de Áreas Degradadas pela UniBH, Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas- IEF/MG e Coordenador Estadual do Projeto Conexão Mata Atlântica.

Conheça mais: @conexaomataatlantica @iefmata

Conheça mais:

conexao-mtaa-5bb5273f02a16.png

André Luis Amaral é Engenheiro Metalurgista com Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, produtor rural e agroflorestor da Fazenda Pedra Branca em Dona Euzébia (MG). Algumas práticas realizadas na propriedade são o plantio em sistemas agroflorestais, cercamento de nascentes e cursos de água, plantio de mudas nativas, tratamento de efluentes (TVAP), bioconstrução, manejo de pastagens e sistema silvo pastoril. Atualmente faz parte do programa Conexão Mata Atlântica.

Conheça mais: Facebook André Amaral

Aparecida Freire é proprietária do Sítio Pão de Ló em Visconde do Rio Branco (MG) que após participar da Semana do Fazendeiro em Viçosa se identificou com a importância da necessidade sobre a conscientização agroecológica e do reflorestamento. Em pouco tempo surgiram diversas minas d’água, seu gado está pastando em áreas reflorestadas, com maior conforto e ainda colhe seus frutos, melhorando a qualidade dos produtos do sítio. Atualmente faz parte do programa Conexão Mata Atlântica.

Conheça mais: Facebook Aparecida Freire Freire

Arthur Valente é biólogo do Instituto Estadual de Florestas, doutor em engenharia florestal, atua na gestão das águas e da biodiversidade. É um dos idealizadores do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, gerente da APA Mata do Krambeck e secretário do comitê de Bacia Hidrográfica dos Rio Preto e Paraibuna. Atualmente é Subsecretário de Assuntos Ambientais e Urbanos da PJF. Sonha em ver o Rio Paraibuna despoluído e com uma sociedade mais justa, humana e ecológica.

Conheça mais: @jfarthurvalente